Tratamento da Depressão Uberlândia

depressao psicologo

DEPRESSÃO

A depressão é um distúrbio afetivo que se manifesta por sintomas emocionais e físicos, com presença de indiferença, baixa autoestima e pessimismo, que aparecem com frequência, interferindo na habilidade para trabalhar, estudar, dormir e desfrutar de atividades antes agradáveis.

PRINCIPAIS MOTIVOS QUE PODEM LEVAR A DEPRESSÃO

• Situações perturbadoras ou estressantes;
• Problemas econômicos;
• Fim de um relacionamento amoroso;
• Morte de um ente querido;
• Trauma infantil;
• Desequilíbrio químico do cérebro.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA DEPRESSÃO:

• Tristeza, desânimo e pensamentos negativos;
• Perda do interesse por coisas que antes eram prazerosas;
• Diminuição da energia;
• Alterações do sono, do apetite ou do peso;
• Cansaço e falta de concentração;
• Diminuição da autoestima e autoconfiança;
• Sensação de auto desvalorização e sentimentos de culpa;
• Sentimento de que tudo a sua volta não tem mais importância. Acredita que perdeu, para sempre, a capacidade de sentir alegria ou prazer na vida. Tudo fica vazio e sem graça;
• Diminuição do prazer na maior parte das atividades, antes consideradas como agradáveis;
• Explosões de raiva;
• Desinteresse pelos seus passatempos prediletos. As atividades sociais são evitadas e frequentemente há crises de choro.

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO PSICOLÓGICO PARA DEPRESSÃO

O papel fundamental que a psicologia exerce no tratamento da depressão é o desenvolvimento de intervenções que possam contribuir para amenizar o sofrimento da pessoa que padece com a doença. O acompanhamento psicológico busca desenvolver, junto com o paciente, mudanças no estilo de vida, levando em consideração todos os aspectos do indivíduo. A psicoterapia ampliará o autoconhecimento e ajudará na reintegração social e na retomada do sentido da vida. Mesmo quando é necessário o uso de medicações para o tratamento da doença, deve ser combinados à psicoterapia para um resultado efetivo.

tratamento depressao